Cursos do Proinfo 2013

Imagem

O Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologias na Educação. Tem como objetivo promover ações de formação continuada que contribuam para:

  • Dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem (para melhorar a aprendizagem dos alunos, promovendo o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos esperados em cada nível/série).
  • Inclusão digital de professores e gestores de escolas públicas da educação básica e comunidade escolar em geral;

Este ano o NTM de Várzea Grande passará a ofertar mais uma capacitação do do MEC – Rede de Aprendizagem (RA), além das outras três (IED, TIC e PITEC). Houve também uma reformulação na capacitação, como o objetivo do programa é a formação continuada, esse ano o sistema integrado alterou a sua forma de inscrição, não permitindo mais a matrícula de um CPF que já tenha concluído algum curso. Ou seja, se um funcionário cursou IED em qualquer ano anterior, não poderá ser matriculado novamente.

Segue abaixo cada curso com um resumo da ementa…
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL (60h)
O objetivo do curso é possibilitar aos professores e gestores escolares a utilização de  recursos tecnológicos, tais como: processadores de texto, apresentações multimídia, recursos da Web para produções de trabalhos escritos/multimídia, pesquisa e análise de informações na Web, comunicação e interação (e-mail, lista de discussão, bate-papo, blogs,) – Sistema Operacional Linux Educacional.

Público Alvo: Todos os funcionários da rede municipal.
TECNOLOGIAS  NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICs (60h)
O curso visa oferecer subsídios teórico-metodológicos práticos para que os professores e gestores escolares possam compreender o potencial pedagógico de recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e na aprendizagem em suas escolas, planejar estratégias de ensino e de aprendizagem, integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações para a aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, ao trabalho colaborativo, à criatividade e resultem efetivamente num bom desempenho acadêmico e ainda a utilizar as TIC nas estratégias docentes, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos e resultem numa melhoria efetiva de seu desempenho.

Público Alvo: Professores, TDI/TDE (com licenciatura) e gestores da rede pública de ensino.
Pré-requisito: conhecimentos básicos em Informática e internet.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS (40h)

Visa capacitar os professores para que eles possam desenvolver projetos a serem utilizados na sala de aula junto aos alunos, integrando as tecnologias de educação existentes na escola. O foco principal do curso é desenvolver atividades que integrem as dimensões teóricas, metodológicas e práticas para que os professores possam planejar e desenvolver o Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo (PITEC).
Público Alvo: Professores e gestores da rede pública de ensino.
Pré-requisito: conhecimentos básicos em Informática e internet.

REDES DE APRENDIZAGEM (40h)
Objetiva proporcionar aos professores e gestores compreender como as novas mídias sociais diversificaram as relações entre as pessoas, e em especial, como estas mudanças afetaram nossos jovens e se refletiram na sua relação com a aprendizagem e com a escola.
Pré-requisito: conhecimentos básicos em Informática e internet.
Anúncios
Marcado com: , , , , , , , ,
Publicado em NTM, Proinfo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

julho 2013
D S T Q Q S S
    ago »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
Comentários
Categorias
%d blogueiros gostam disto: